A importância de esterilizar o material

A esterilização do material para fazer unhas é essencial para evitar infecções e doenças. Que mulher não gosta de manter as unhas bonitas e saudáveis?
Com tantos salões de beleza no mercado, o que chama a atenção da cliente na hora de escolher o local para fazer as unhas é a higiene do ambiente e do profissional.
Como a manicure lida com regiões sensíveis e utensílios cortantes, como alicates e tesouras, todo cuidado é pouco: a falta de esterilização de materiais pode acarretar desde micoses à hepatite e AIDS.
POR QUE REALIZAR A ESTERILIZAÇÃO?
Os instrumentos utilizados por manicures requerem esterilização devido ao risco que oferecem às clientes – e profissionais – de transmitirem doenças por meio de perfuração ou corte, no caso de acidentes, já que muitas mulheres não têm o hábito de levar seus próprios instrumentos aos salões.
QUAIS MATERIAIS DEVEM SER ESTERILIZADOS?
Os materiais que devem ser esterilizados são os perfurocortantes, tais como: alicates de cutícula, alicates de unha, espátulas, palitos (se forem de aço inoxidável) e tesouras. Já a lixa, segundo a Vigilância Sanitária, deve ser descartada a cada uso. A reutilização coloca em risco a saúde da cliente tendo em vista que micro-organismos podem se acumular na mesma, provocando o surgimento de fungos e infecções.
COMO ESTERILIZAR AS FERRAMENTAS?
A esterilização é o procedimento realizado através de vapor e alta pressão sendo capaz de destruir qualquer forma microbiana – vírus, bactérias, fungos e etc – de materiais. Atualmente, por determinação da Vigilância Sanitária, o procedimento só pode ser realizado em autoclaves. Não há como ser realizado de forma caseira, é necessário um lugar preparado somente para isso com todo material utilizado no processo.
EVITE O USO DE ESTUFAS
A esterilização de materiais por meio da estufa é menos eficaz e segura do que a realizada com autoclave e, por isso, deve ser evitada. Isso acontece, pois como há uma trava na autoclave, não é possível abrir a porta do equipamento antes do término do ciclo de esterilização, o que pode ocorrer na estufa, provocando apenas o “aquecimento” das ferramentas. Mesmo assim, é imprescindível que a autoclave esteja em boas condições de uso e com a manutenção preventiva em dia.
#clickdicas #clicknailsapp #unhasperfeitas #6dicaspara Fonte